QUEM NÃO SABE AMAR, AGRIDE

 

O papa Francisco tem insistido na promoção da paz. Notório foi o seu apelo do “minuto de oração pela paz” *.  O Planeta vive em tal estado de tensão que exige uma reflexão. Qual caminho tomar?  Como num mundo com tantos conflitos pode-se encontrar a paz?

Existe a paz enquanto acordos entre nações, governos e instituições, onde grande maioria está excluída do poder direto de participação. Mas, há a ”Paz do Cotidiano”, aquela das relações e convívio. Independente da posição ou status social é possível trabalhar pela construção de um mundo melhor, mais solidário e fraterno.

Tantos jovens são atingidos pela cultura de violência e agressividade.  O coração e a alma estão sempre armados para o ataque. Minou-se o espírito fraterno. Ninguém nasce violento. A violência é agregada ao longo da vida. Tantos são os fatores responsáveis. Destacam-se a falta de amor e abandono afetivo como geradores direto deste movimento.  “Quem não sabe amar, agride”.

Há que superar o movimento da violência pelo do amor. Francisco, o jovem de Assis, viveu em um ambiente dominado por guerras. Mas, ao ser tocado pelo Amor de Deus, ele o acolheu e deixou-se transformar profundamente. Mudou de caminho: da guerra para a fraternidade. Rejeitou tudo que podia colocá-lo acima das outras pessoas. Tornou-se irmão e amigo de todos, particularmente dos mais humildes. Inaugurou assim um novo jeito de ser no mundo.

 

Quem se deixa conquistar por este Amor tem a sua vida totalmente transformada. Processo que implica em sair de si, ir ao encontro do outro, ensinar a aqueles que não amam que vale a pena amar.  Isso não se faz com palavras bonitas, com superficialidade, mas com acolhimento, com coração e atitudes significativas.

*O papa Francisco lançou um apelo a todas as pessoas do mundo, que a partir de sua crença religiosa, realizassem no dia 08 de junho às 13:00 h, um minuto de oração pela paz.

 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>