SANTA CLARA, CLAREOU

A Música de Jorge Ben Jor, tão simples em sua letra e melodia, traduz bem a imagem daquela que foi chamada plantinha de Francisco de Assis. De fato, Clara iluminou os caminhos ásperos e difíceis de Francisco.

 

Porém, seria muito ingênuo ver em Clara somente a imagem duma mulher doce e frágil. Faz-se necessário recuperar em sua totalidade quem foi esta pobre dama.

 

Voltando ao passado, encontramos uma mulher forte e corajosa que soube ultrapassar a mentalidade de sua época. Respondeu ao chamado de Deus para seguir o seu Filho de maneira simples e pobre como estavam fazendo Francisco de Assis e seus companheiros.

 

Clara tinha uma forte convicção de que era uma escolhida de Deus para ajudar Francisco nesse novo jeito de seguir Jesus. Chegando ao grupo dos jovens de Assis, começa a trabalhar e mostrar que veio acrescentar um novo sentido ao movimento dos irmãos menores. Desse modo, Clara começa a dar um traço feminino à Forma de Vida que Francisco iniciou. E esse novo sentido começa a ganhar força com as primeiras companheiras de Clara, num grupo que aumentava cada vez mais.

Clara e Francisco caminhavam na mesma direção. De modos diferentes contemplavam o mesmo Deus, o mesmo Senhor Jesus, o mesmo Crucificado, a mesma Eucaristia, com dons e sensibilidade próprios.

 

Clara clareou, junto com Francisco, a relação integradora do masculino e feminino no movimento francisclariano. Que ela continue a clarear cada um de nós no cultivo duma relação integradora como seres humanos: masculinos e femininos.

 

Salve Santa Clara!

 

 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>